quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bem Vindos!

Boa noite, sejam todos bem vindos ao nosso blog :)

Meu nome é Irina, tenho 20 anos e curso Engenharia Civil na Furb. Por enquanto é tudo o que voces precisam saber sobre mim hihi
Nossa idéia de criar um blog surgiu no mesmo dia em que nos conhecemos pessoalmente, e acredito que isso facilitará muitas coisas, tanto para fornecer informações para os futuros intercambistas, como também para as nossas famílias e amigos saberem o que se passa no nosso dia a dia.
Pois bem, aqui estamos nós, duas garotas determinadas a encarar morar em Portugal por algum tempo. O processo de inscrição é muito simples, pelo menos para aqueles que estudam na Furb. Você precisa ficar atento ao prazo de inscrição, que geralmente abre em Março, para o segundo semestre, e Agosto para o primeiro semestre. Antes de mais nada voce precisa decidir para onde deseja ir, qual Universidade estudar. Depois de decidido a Universidade, preenchido os formulários (Que estão disponíveis no site da Furb), pago a taxa de intercambio (voce paga esta taxa no Bloco A do Campi 1, ali na praça do estudante), você vai até o ARI (Assessoria de Relações Internacionais) e fala com a Carol para mandar seus documentos para a respectiva Universidade. Bom, acho que a princípio é este o processo.
Claro que enquanto a gente aguardava a resposta de Porto, fazíamos algumas pesquisas sobre a cidade, moradia, alimentação, estilo de vida, etc. Pra quem vai pra Porto, indico o site do BRASUP, lá voce encontra várias informações úteis.
Depois de tanta angústia, nossa resposta finalmente chegou, fomos aceitas! E é com grande orgulho que nos declaro futuras portuguesas!
Agora o processo é outro, estamos correndo contra o tempo para conseguirmos todos os documentos necessários para fazer o visto de estudante. Precisamos ir até Floripa fazer o Pb4, depois vamos para Curitiba, onde se encontra o Consulado Portugues, fazer entao outro documento para daí sim ir ao Consulado. Vai dar tudo certo, tenho certeza!
Enquanto nossas provas e trabalhos não nos deixam outra escolha a não ser ficar em Blumenau, nós estamos atrás de morada. Encontramos uma alternativa ótima para procurar apartamentos e colegas de quarto: comunidade no orkut. Entramos na comunidade do Brasup, onde há várias pessoas na mesma situação que a gente, então todos trocam informações e se ajudam.
O importante é fazer contatos, nessa hora vale até o amigo da tia da prima da avó! E eu to falando sério!! Hoje conseguimos um apartamento ótimo, que se tudo ocorrer como previsto, vamos dividi-lo com uma menina e 2 guris, ou seja, serão 5 pessoas contando comigo e com a Kah.
Bom, acho que no mais é isso aí.
Para uma novata de blog como eu, até que escrevi bastantinho hehe

Então é isso aí, sintam-se a vontade, seja para perguntar, criticar ou acrescentar :)

Beijo,
Ziri

Nenhum comentário:

Postar um comentário